terça-feira, 24 de março de 2015

Revisando o Imposto de Importação

Então como foi dito aqui, minha Kawaii box de dezembro foi taxada. Eu acredito que a Receita Federal taxa as coisas pelo rumo porque eu paguei 40 reais e eles cobraram quase 100 de imposto. Enfim...

Acabei que achei esse blog para me ajudar na solicitação de revisão.
Primeiro eu baixei esse arquivo e preenchi. Ah seja sucinto na hora de colocar o motivo (vocês sabem muita letra pode confundir), usar"valor de imposto arbitrado superior ao valor real da remessa" já está ótimo.

Para os documentos, pode-se usar a fatura do cartão de crédito, a página do produto, email de confirmação de compra. E descreva todos na folha de requerimento. Não se esqueça de grifar o preço pago em todos os documentos para facilitar a análise e evitar a fadiga.


Então juntei todos os documentos impressos e o requerimento e fui ao correio. Chegando lá eles preencheram um requerimento igual ao que eu já tinha preenchido, porque super bem pensada a logística. Me pediram para escanear todos os documentos (oi? tem que imprimir pra depois escanear?é então, logística genial) e mandar um email  para o CTC de Curitiba (revisao-cta@correios.com.br) e uma para a agência de correios da minha cidade. O atendente do correio me disse que levaria 10 dias para ter alguma resposta. Foram 2 meses de espera (lógico que só ia vir alguma resposta depois do carnaval porque brbr, não sei se em CNTP demora esse tempo).


No fim, revisaram o imposto e veio um valor correto, porque esse coisa de não taxar produto com preço abaixo de 50 dólares é lenda, e mais a taxa de beleza e conveniência dos correios.
É coleguinhas, demora mas não é tão difícil assim. Acredito que todo mundo deva contestar o imposto pelo motivo de preço justo e encheção de saco dos prezados da receita.

2 comentários:

  1. já precisei contestar uma vez também, porque cobraram uma tarifa nada a ver. Ai preenchi os papeis que o correio mesmo me deu, ai imprimi os bangs e entreguei. Não precisei mandar e-mail pra ninguém nem escanear nada. O cara que te atendeu deve ser um daqueles gênios que super sabem o que estão fazendo.
    Foi uma bosta também porque demoraram 3 meses pra devolver com o preço certo de taxa e precisei pagar 12 reais de entrega na hora de buscar. Essa taxa de 12 reais me faz querer explodir essa empresa sem noção, sinceramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, era assim mesmo mas esse ano mudaram a forma de contestar. Porque é assim que funciona, se eu preciso usar, vai dar muito mais trampo. Nem me fala dos correios que sumiram com uma saia que vendi.

      Excluir

Fale algo que possa me interessar...